Presidente da ANAJI participa de Live promovida pela Escola Judicial do TRT1 com o tema, Justa Questão: Liberdade Religiosa.
No último dia 31 de julho de 2023, o Presidente da Associação Nacional de Juristas Islâmicos-ANAJI participou do evento Justa Questão: Liberdade Religiosa, uma iniciativa de extrema relevância que reuniu diversos profissionais e autoridades para discutir a importância da liberdade religiosa no cenário contemporâneo. Com duração de duas horas, das 18h às 20h, a live foi aberta ao público externo contou com a mediação da Exma. Dra. Márcia Regina Leal Campos, Juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
O debate teve como foco a liberdade de exercício das diversas religiões, um tema fundamental para garantir a pluralidade e o respeito mútuo entre as diferentes crenças presentes em nossa sociedade. Diante de um contexto globalizado e plural, compreender as nuances e desafios enfrentados pelos praticantes de diferentes religiões é essencial para a construção de uma sociedade inclusiva e tolerante.
Os convidados para enriquecerem o debate foram o Exmo. Dr. Aloísio Cristovam, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, o Advogado Dr. Fagner Jorge Sandes de Almeida e o Exmo. Dr. Jayme Weingartner Neto, Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A diversidade de perspectivas dos participantes proporcionou uma análise abrangente do tema, enriquecendo a discussão sobre os desafios enfrentados pelos fiéis no exercício de sua fé e os mecanismos legais de proteção à liberdade religiosa.
A transmissão ao vivo do evento no YouTube ( JUSTA QUESTÃO: LIBERDADE RELIGIOSA )
Possibilitou a participação de um público amplo e variado, que pôde enviar perguntas e comentários, tornando a interação mais rica e dinâmica. A ANAJI se orgulha de estar presente nesse espaço democrático de diálogo, permitindo que vozes diversas fossem ouvidas e que ideias fossem compartilhadas em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A presença do presidente da ANAJI, do Dr. Girrad Sammour, durante a live, demonstra o compromisso e a dedicação da associação na promoção do debate sobre temas relevantes, como a liberdade religiosa, que afetam diretamente a vida de milhões de pessoas.
O evento Justa Questão: Liberdade Religiosa certamente serviu como uma oportunidade para que juristas, especialistas e interessados pudessem refletir e aprender mais sobre a importância da proteção e garantia da liberdade religiosa em nosso país. A ANAJI reafirma o compromisso de continuar participando de ações que contribuam para o fortalecimento dos direitos fundamentais, sempre pautada no respeito à diversidade e no diálogo construtivo.
Que eventos como esse possam se multiplicar, fortalecendo os laços de respeito e tolerância religiosa em nossa sociedade, e promovendo a construção de um futuro mais inclusivo e igualitário para todos.